Bexiga Hiperativa

Bexiga Hiperativa

É a contração involuntária (sem controle)  do músculo da bexiga durante seu enchimento podendo estar associado com perdas ou não de urina .

Estima-se que a incidência da bexiga hiperativa em homens seja de 16%  e 17% nas mulheres. Em um estudo no Brasil a prevalência desta doença pode chegar a 24% em homens e 25% nas mulheres.

Os principais sintomas associados a bexiga hiperativa é a urgência que é a necessidade súbita de ir ao banheiro e por vezes acompanhada de dor; a frequência urinária aumentada, que para mulher, significa ir mais de 7 vezes ao banheiro durante o dia; a incontinência de urgência que é a necessidade súbita de ir ao banheiro seguida de perda ou não de urina e  ir muitas vezes à noite ao banheiro.

A causa da Bexiga Hiperativa ainda necessita de maiores investigações, pois em muitos pacientes não é possível identificar o fator desencadeante. O diagnóstico é clinico, pelos sintomas , mas em situações especiais quando existem outras doenças associadas como: diabetes, doenças neurológicas e em situações de refratariedade ao tratamento inicial ,está indicado o estudo urodinâmico.

O tratamento é feito com orientação de medidas comportamentais (evitar alguns alimentos , evitar álcool, manter hábito intestinal adequado), tratamento com fisioterapia direcionada, tratamento farmacológico , terapias intravesicais e neuromoduladoras.

A bexiga hiperativa tem impacto social muito importante, com comprometimento físico, social e psicológico. A qualidade de vida é extremamente afetada e por isso é importante o tratamento precoce .

Agende uma consulta com o Dr Jorge Rustom para avaliar o seu caso e conhecer as opções de tratamento.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.

Precisa de ajuda?