De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. A qualidade sexual , como o equilíbrio da sua relação conjugal, faz parte deste contexto também .
A disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual, é a incapacidade de se obter ou manter uma ereção peniana adequada para que ocorra a penetração vaginal. Sua incidência é muito comum afetando homens de todas as idades principalmente após a 4 década de vida. De acordo com os grupos etários, afeta 1,9% dos homens com 25 anos, 39% dos que se encontram na faixa dos 40 anos e ultrapassa os 50% dos que já atingiram os 70 anos de idade.
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de disfunção erétil podem ser divididos em : psigogênicos – estresse, fatores externos como: instabilidade econômica e profissional, relacionamento conjugal instável, traumas sexuais, ansiedade e depressão e orgânicos – alterações hormonais, diabetes, doenças neurológicas crônicas como doença de Parkinson, esclerose múltipla e AVC e doenças penianas que promovam deformidades.
Outros fatores de risco como hipertensão arterial, colesterol elevado, obesidade sedentarismo, tabagismo, uso de drogas como o álcool e a maconha e medicações como: diuréticos, anti-epiléticos, beta-bloqueadores, inibidores da 5-alfa-redutase e antidepressivos podem estar relacionados a disfunção erétil.
O tratamento visa restabelecer a atividade sexual por completo, identificando todos os fatores envolvidos. Dentre as opções temos a terapia oral com inibidores da 5 fosfodiesterase (sildenafila, vardenafila, tadalafila), injeções intracavernosa e próteses peniana dependendo do grau da disfunção erétil e da resposta terapêutica dos pacientes . O suporte psicológico e da parceira é importante para termos uma ação mais abrangente e eficaz.
Em uma consulta , o Dr Jorge pode esclarecer suas dúvidas sobre seus sintomas e analisar as melhores opções de tratamento para restabelecimento de sua função sexual.