Incontingência Urinaria

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina. Esta condição pode acontecer em qualquer idade independente do sexo ou raça.

Geralmente  na mulher a incontinência urinária pode ocorrer durante esforços como tossir, espirrar ou caminhar que é chamada de incontinência urinária de esforço, de corrente  do enfraquecimento dos ligamentos e músculos do períneo, ou ainda por partos e cirurgias vaginais anteriores. Outra causa é a contração involuntária do músculo da bexiga resultante de doenças neurológicas, mas a maior parte não tem causa definida. É a chamada de incontinência de urgência . Neste caso, um componente psicossomático pode estar envolvido, como a ansiedade ou depressão. Em alguns casos podem estar associados os dois tipos de incontinência.

No homem, a incontinência urinária  geralmente ocorre por problemas da bexiga, próstata ou após cirurgias. Pode-se ser classificada em :incontinência de urgência relacionada a disfunções da bexiga ou doenças neurológicas, incontinência paradoxal devido a situações obstrutivas da próstata e uretra e incontinência aos esforços geralmente associado após cirurgias.

Nas crianças devemos investigar causas anatômicas devido a mal formações genito urinárias , e funcionais decorrente de processos neurogênicos ou  obstrutivos ( válvula de uretra e bexiga neurogênica ).

Com relação ao diagnóstico é feito através da história do paciente juntamente com o exame físico.O estudo urodinâmico é o exame de eleição para definir o tipo de incontinência, sua intensidade e qual órgão acometido .  Este é o principal exame para o diagnóstico. Outros exames como a cistoscopia e a uretrocistografia podem ser solicitados para esclarecer as doenças que possam estar relacionadas com a incontinência urinária.

O planejamento terapêutico tem que abranger a resolução da  cauda  da incontinência , podendo ser  por tratamento clinico,  fisioterápico ou cirúrgico.  O objetivo é proporcionar o controle  da micção e restabelecimento fisiológico do trato urinário. A opção medicamentosa são os antimuscarínicos  que agem no controle das contrações da bexiga , e as medicações intravesical ( aplicadas dentro da bexiga ) com o mesmo objetivo. O tratamento cirúrgico é feito utilizando faixas de suporte uretral (sling) ou implantação de esfíncter artificial.

Em uma consulta, o  Dr Jorge  poderá esclarecer suas dúvidas sobre seus sintomas e analisar as melhores opções de tratamento para restabelecimento de sua micção.