A prostatite é a doença inflamatória e / ou infecciosa da próstata . É a doença mais frequente em homens abaixo de 50 anos , e a terceira mais frequente acima dos 50 anos atrás da hiperplasia benigna da próstata e do câncer da próstata. Em média sua prevalência está em torno de 9 a 16 % dos homens. A prostatite pode ser classificada em bacterina aguda ou crônica e prostatite crônica não bacteriana . A contaminação do tecido prostático pode ser por via da uretra ou pela corrente sanguínea.
Os principais sintomas são dor para urinar e /ou para ejacular, aumento da frequência urinária, esvaziamento vesical incompleto , dor hipogástrica (na parte inferior do abdome), dor nos testículos e do períneo ( região entre os testículos e o ânus), alteração do volume e cor do esperma. Sintomas relacionados a infecção urinária. Os casos de prostatite aguda podem ocorrer febre , dor uretral , astenia e retenção urinária .
O diagnóstico é clinico e laboratorial, utilizando exame de urina e de esperma com respectivas culturas. Exames de imagem, como a tomografia de pelve, são necessários quando ocorre uma evolução clínica desfavorável ( abscesso de próstata ) do caso para avaliar melhor o tecido prostático.
O tratamento clinico é realizado com antiinflamatórios, alfa bloqueadores prostáticos, fitoterápicos e antibióticos por tempo prolongado. A necessidade de cirurgia ocorre quando existe uma complicação infecciosa da próstata ou em caso de retenção urinaria.
Em uma consulta , o Dr Jorge poderá esclarecer suas dúvidas sobre seus sintomas e analisar as melhores opções de tratamento para restabelecimento de sua saúde.