Varicocele

A varicocele é a uma doença que afeta as veias e suas válvulas   que drenam o sangue venoso testicular, proporcionando uma incompetência do sistema  venoso  e como consequência o  refluxo  para o testículo. Portanto pode-se chamar a varicocele de varizes na bolsa testicular, que pode provocar prejuízo para a produção de espermatozoides e infertilidade.

A varicocele está presente em 15% da população masculina e em aproximadamente 40% dos homens com infertilidade primária (nunca tiveram filhos). Esse número pode aumentar para até 80% dos homens com diagnóstico de infertilidade secundária (que já tiveram filhos, mas não conseguem mais engravidar por perda da qualidade do sêmen).

Os sintomas mais comuns são a presença de aumento do cordão espermático ou a sensação de peso em bolsa testicular . O diagnostico pode ser dado, dependendo do grau : I (leve), II (moderado) e III (importante), pelo exame físico ou  ultra-som com dopller. A avaliação  com o espermograma é fundamental para avaliar o padrão seminal.

O tratamento deve ser oferecido para aqueles adolescentes ou homens adultos com varicocele grau II ou III que apresentam comprometimento de sua fertilidade, sendo sempre cirúrgico. A técnica preconizada é a microcirurgia subinguinal, com menos de 1% de recidiva e com taxas similares de complicações quando realizada por urologistas experientes na técnica. O espermograma costuma melhorar em mais de 60% das vezes, devolvendo ao homem um bom potencial de gravidez natural ou, caso não seja possível alcançá-la, melhorar a qualidade seminal para tratamentos com técnicas de reprodução assistida.